O MELHOR PRÉ-TREINO QUE EXISTE
- Diego Pereira
- 24 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
A expressão "descanso também é treino" faz cada vez mais sentido, é o que afirmam os fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli.

Quantas vezes já passamos horas e horas em pesquisas tentando encontrar aquele pré treino ideal que nos ajude com um gás extra para o treino matinal? sabemos que muitas vezes fica dificil encontrar força e motivação para a rotina de treinos e acabamos buscando resultados em soluções baseadas em cafeína ou outros ingredientes que a industria nos vende como quase milagrosos.
Porém o que se discute muitas vezes no âmbito da ciência do exercício é que, na maioria das vezes, esse pré-treino ideal é justamente aquele menos valorizado e que deveriamos ter gratuitamente. Uma boa noite de sono. Nada pode substituir a regeneração e disposição que as horas adequadas de sonos podem proporcionar ao sono corpo.
E como vivemos dias atribulados, buscamos compensar as noites mal dormidas com capsulas e pós que buscam reverter a situação, gerando doses extras de hormônios e sensações que nos impulsionem. Na prática, estamos fazendo o caminho oposto.
E o que nos leva a ir contra a lógica? São muitas as tentações. As redes sociais, os canais de straemings de videos e sérios, as preocupações profissionais e inclusive as exigencias sociais que nos impõem e nem se quer sabem se queremos assumir.
O sono exerce papel fundamental na performance e sua privação pode levar a lesões e a queda de rendimento, diminuindo inlcuive a qualidade das tomadas de decisões. É sobretudo durante o sono que nosso corpo assimila a evolução do treinamento realizado na seção anterior.
De modo a propiciar uma boa noite de sono, trazemos aqui algumas dicas importantes para uma higiene do sono adequada e que podem te auxiliar a dormir melhor.
Defina um horário para desligar celulares, tablets, TVs etc;
À noite, ative o filtro de luz azul das telas;
Use o quarto para dormir (por exemplo, não faça refeições ou trabalhe na cama);
Não faça refeições pesadas e gordurosas perto da hora de dormir;
Consuma alimentos ricos em triptofano (precursor de melatonina). Exemplos: ovo, atum, abacate, queijos, castanha de caju e amendoim;
Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Fonte: Eu Atleta
Comentários